terça-feira, 22 de outubro de 2013

Final de semana longe da balada

Esse final de semana foi agitado com caminhada ecológica e participação na corrida de 5 km no centro de São Paulo!


Meu final de semana, foi um final de semana diferente, sem balada e festas. Foi o final de semana da caminhada e corrida. Sim, sábado fui numa caminhada ecológica e domingo, na corrida de 5 km do McDonald’s para mulheres realizada no centro de São Paulo.

Eu na entrada do núcleo Águas Claras


A caminhada ecológica no sábado foi até o Parque Estadual da Cantareira. Estava com um grupo de amigos e entramos pelo núcleo Águas Claras, na Serra da Cantareira. Chegamos no parque em torno de 10h30 da manhã e voltamos apenas às 13h30. Caminhamos até a pedra grande, um lugar com uma vista incrível de São Paulo e acabamos saindo em outro núcleo do parque, o da Pedra Grande, no Horto Florestal. Foi cansativo, mais de 5 km, mas valeu a pena!



Com o tamanho equivalente a 8.000 campos de futebol, o Parque Estadual da Cantareira é a maior floresta urbana nativa do mundo. A área começou a ser formada há mais de cem anos, com a desapropriação de fazendas de café, chá e cana-de-açúcar que a ocupavam. O nome Cantareira foi dado a Serra pelos tropeiros que a atravessavam, pois aqui havia grande quantidade de nascentes e córregos. Na época, armazenava-se a água em cântaros, grandes jarros ou vasos, que, por sua vez, eram guardados em prateleiras chamadas cantareiras (interessante, eu não sabia disso...)
A Pedra Grande fica a 1.010 m de altitude.



Lá é possível encontrar animais como o macaco-bugio, veado-mateiro, bicho-preguiça, gato-do-mato e jaguatirica, entre outros . No parque (no Núcleo Águas Claras) já se registrou até mesmo a presença de suçuarana (a onça-parda).





Na trilha da Pedra Grande
















Depois, no dia seguinte, no domingo, veio a novidade. Minha primeira participação em uma corrida de rua. Apesar de ter jogado torneios de tênis por muitos anos, nunca tinha competido em uma corrida. Fui convencida por uma grande amiga minha a participar deste evento no centro de São Paulo.

Da esq. p dir. Jenifer Bueno/Bianca Catay e Simone Correa



Participei da M5K – Mulheres em Movimento, que já foi realizado em 15 países e 19 cidades e que tem como objetivo celebrar a mulher e incentivar um estilo de vida saudável. Este é o terceiro ano consecutivo da prova. No Brasil as corridas foram realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

Fui com mais três amigas de metrô e descemos na estação São Bento. Chegando lá, tinham muitas mulheres, muitas mesmo (como tem mulher nesse mundo). Na largada começou a tocar a música “Show das poderosas”, como vocês podem ver no vídeo abaixo. E todas ficaram muito animadas...



Durante o percurso de 5 km, passamos por locais históricos do centro de São Paulo, o Pátio do Colégio,Viaduto do Chá, Largo do São Bento, Mosteiro de São Bento, Teatro Municipal, lugares que a gente quase nem presta atenção na correria do dia-dia, mas que são lindos e dão um charme especial a São Paulo.

No Viaduto do Chá


A vencedora correu a prova em 18 minutos e 33 segundos e eu corri em pouco mais de 31 minutos... ta bom pra quem não treina tanto assim...



                                     




Bom, esse foi meu final de semana diferente... E você já participou de alguma corrida de rua? Ou de caminhada ecológica? 

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o vídeo!!