domingo, 3 de agosto de 2014

Duas semanas na Academia Sánchez-Casal


Renata Dias e Daniel Sorribas

 Fique por dentro de tudo que aconteceu durante os treinamentos dos campeões do Circuito de Tênis Escolar Universitário em Barcelona


Durante os dias 13 a 26 de julho acompanhei um grupo de 40 tenistas brasileiros na Academia Sánchez-Casal em Barcelona. Eles foram os campeões do Circuito de Tênis Escolar Universitário, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Os jogadores eram representantes de cinco estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia, e venceram as etapas locais da mais famosa competição entre estudantes no território nacional.

Pessoal recebendo os diplomas de treinamento!
 
E eu era uma das coordenadoras dos atletas, que estavam divididos nas categorias juvenis de 12, 14 e 18 anos, além dos universitários, que ganharam como prêmio duas semanas de treinamento nesta prestigiosa academia espanhola, que já teve estrelas como Andy Murray e Svetlana Kuznetsova, juntamente com curso de idiomas. Ao meu lado trabalharam também na coordenação outros três apaixonados pelo tênis Lia Benthien, Wayne Pandolfi e Thiago Schioppa.

Muitas compras nesse dia!

Com 27 quadras de tênis, a academia Sánchez-Casal foi fundada em 1998 pelos espanhóis Emílio Sánchez e Sérgio Casal, que juntos conquistaram medalha de prata na Olimpíada de Seul e o título de duplas em Roland Garros (1990) e no US Open (1988). 

Emílio Sánchez e Sérgio Casal

Esta foi a segunda vez que acompanhei os alunos-atletas do Circuito de Tênis Escolar Universitário, já que tinha feito o mesmo trabalho em 2013. Mas, este ano, fiquei mais atenta no esquema de treinamento da academia e também no curso para professores que fiz lá, ministrado pelo renomado treinador argentino, Daniel Sorribas, que já treinou feras como Guillermo Cañas, ex-número 8 do mundo e há dez anos forma novos professores em Barcelona.

 
O ex-jogador profissional Gustavo Andrade fazia parte do grupo

O sistema de treino da academia é simples, mas muito detalhista. Eles fazem seus jogadores repetirem exercícios conhecidos em vários lugares do mundo, mas priorizam a qualidade e o volume de treinamento. Outra coisa importante, ex-jogadores que tiveram grandes resultados no circuito profissional estão na quadra dando treino diariamente. É muito comum ver treinadores mais velhos em quadra, muito experientes e que já tiveram jogadores top nas mãos. 

Guilherme Bier, campeão da categoria 12 anos (RS)

E eles treinam a todos como se fossem os melhores do mundo. Isso pude perceber na pele já que fazia parte do curso treinar na academia. Então das 8h00 às 10h00 tinha o curso, depois, das 11h30 às 12h30 fazia preparo físico e das 16h00 às 18h00, treino em quadra. Esse era o meu dia a dia lá, porém os tenistas campeões do Escolar Universitário treinavam muito mais, cerca de quatro horas de quadra por dia e mais de duas de preparo físico. Era duro, mas tenho certeza que valeu a pena.

Ruth Souza e Ianka Senna

E os treinadores da academia foram super atenciosos com a gente. Eu não estou mais no circuito há alguns anos, jogo tênis duas vezes por semana e participo de torneios só de vez em quando. Mesmo assim, eles me deram a maior atenção e também a todos os brasileiros, fazendo questão que melhorássemos nosso tênis em duas semanas.

Pessoal no refeitório da academia

Acho que os tenistas do Circuito Escolar Universitário, no geral, aproveitaram a oportunidade e se esforçaram nos treinos, que aconteciam de manhã e a tarde, mas para alguns deles, acredito que poderia ter sido melhor. Deveriam ter aproveitado mais a chance de estar treinando lá, mais focados. E também foi uma oportunidade para que eles se virassem um pouco sozinhos, sem a presença dos pais. Espero que eles tenham refletido sobre isso e numa próxima vez aproveitem mais esta chance. Acho que a gente tem que estar sempre evoluindo e é bom desde pequenos entenderem sobre seus deveres e também quando é a hora de relaxar e curtir. E teve espaço pra isso.

No canal olímpico foi a maior diversão


Tivemos quatro passeios oficiais com a academia, fomos no Canal Olímpico, onde todos puderam fazer atividades aquáticas (como remo, entre outras) e fizemos compras no shopping. Além disso, nos divertimos muito no parque aquático (Water World) e passamos uma tarde na praia. Também, no último dia, levamos o pessoal para passear no centro de Barcelona e conhecerem um pouco mais da cidade.

Passeio no centro de Barcelona!

Nem preciso dizer que adorei a oportunidade, aproveitei muito, o curso, os treinos, os passeios, enfim foi uma ótima experiência, além de ter aprendido um pouco mais com todos que estavam presentes, principalmente com as meninas e meninos do Brasil. Espero que eles tenham gostado também! 

Olha só quem estava batendo uma bola por lá, Garbine Muguruza!

Quero aproveitar para agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo nessas duas semanas e também ao Instituto Sports pela oportunidade.

Eu e a querida amiga Lia Benthien treinamos bastante!

E espero que eu esteja lá novamente no próximo ano!

2 comentários:

Unknown disse...

Super legal Re, é mto gratificante vc ver o esporte e os jovens atletas sendo tratados com seriedade!!! Bjss

Unknown disse...

Obrigada Clau!! Beijos