sexta-feira, 29 de agosto de 2014

US Open é Muito Fashion


Serena Williams/Foto: US Open.org

Veja como os principais tenistas estão fazendo moda em Nova York! 



A cada Grand Slam os principais jogadores preparam seus melhores modelitos para desfilarem nas quadras e deixarem o evento ainda mais glamuroso. E no US Open deste ano não poderia ser diferente. Justamente em Nova York, cidade tão importante na moda. 

A chiquérrima Maria Sharapova/ Getty Images for Council of Fashion Designers of America

Logicamente, tem aqueles jogadores mais clássicos como Roger Federer, Novak Djokovic e Maria Sharapova, mas há sempre aqueles que resolvem inovar e mostram seu lado mais fashion pelas quadras. 

Até o Milos Raonic está fashion!/ Foto: US Open.org

Na edição deste ano do US Open, vários tenistas estão usando roupas diferenciadas e inspirando muitos atletas pelo mundo. Vamos começar mostrando as rainhas fashionistas, as norte-americanas, irmãs Williams. A ex-número 1 do mundo, Venus é também formada em moda e possui sua própria grife esportiva, a Eleven. Ela costuma usar suas próprias roupas nas partidas e este ano resolveu combinar até a viseira!

Venus Williams usa as roupas de sua própria grife

Mas, sua irmã, Serena, atual número 1 do mundo, neste Grand Slam, está mostrando que não fica atrás e anda usando estampas mais ousadas.

A Serena está usando novos tipos de estampas para arrasar ainda mais!

Agora, vamos falar de uma tenista que gosta de mudar os looks nos torneios, a polonesa Agnieszka Radwanska. Ela já foi vista com vestidos bem estampados, mas agora apostou num de bolinhas. Veja como ficou o resultado. Eu gostei!

 
Agnieszka Radwanska no maior estilo! Foto: US Open.org

Aproveitando a onda das bolinhas, o namorado da Maria Sharapova, o búlgaro Grigor Dimitrov, está discreto, mas também está apostando em inovações no visual. Ficou bonito, né?
 
Grigor Dimitrov/ Foto:usopen.org

A nova promessa do tênis australiano, Nick Kyrgios é outro tenista que está usando uma camisa muito interessante. Dá uma olhada na dupla que ele fez com Bernard Tomic. Ficaram gatinhos, heim?

Bernard Tomic e Nick Kyrgios/ Foto: US Open.org

Uma tenista que arrasou no modelito e também no cabelo foi a sérvia Jelena Jankovic. Estilo puro! Foi a que mais gostei!

Olha só que estilo de Jelena Jankovic! Uhull/ Foto: US Open.org


Mas, quem me surpreendeu foi a russa Svetlana Kuznetsova. Dona de um estilo mais básico, ela usou um vestido azul realmente fashion. Vale a pena conferir!

Svetlana Kuznetsova/ Getty Images

Para finalizar, Tomas Berdych que já está acostumado a usar camisas mais coloridas, mais uma vez mostrou que gosta deste tipo de look. Mas, ele pode né... 

Tomas Berdych deve adorar uma praia/ Foto: US Open.org

 E aí, gostaram das várias opções de looks? Acho que vai dar para usar todas elas, não é mesmo? Ou quase todas...


domingo, 24 de agosto de 2014

Aulas de beach tennis



Eu e a Laura Pimenta jogando interclubes pelo Esperia!

Esse esporte veio para ficar e a cada dia conquista mais pessoas!


Faz quase um mês que comecei a dar aulas de beach tennis no Acre Clube, que fica no Jardim França, zona norte de São Paulo. No início estava um pouco apreensiva por ser um esporte novo. Mas, para a minha surpresa, muitas pessoas já estão fazendo aula e se interessando pela nova modalidade.

Marcus Ferreira (top 10) dando uma clínica no Esperia

Porém, antes de falar sobre o beach tennis, quero dizer algo sobre o Acre Clube, um lugar muito especial pra mim. Este é clube onde comecei a jogar tênis em 1988 (não faz tanto tempo assim kkkk) e lá ganhei meu primeiro troféu, aos 9 anos. Infelizmente não encontrei uma foto daquela época para postar aqui, vou continuar procurando...


 
Eu jogando o Itaú Masters Tour esse ano/ Foto: João Pires

Agora, voltando ao beach tennis... O esporte surgiu nas areias da Itália na década de 80 e possui hoje em dia mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo. O órgão internacional responsável pela modalidade é a ITF (International Tennis Federation), o mesmo que rege o tênis. No Brasil, o beach tennis chegou em 2008 e vem fazendo muito sucesso.

 
Equipe Brasileira de beach tennis

Uma das coisas que mais gostei nas minhas aulas foi constatar o quanto as pessoas ficam felizes em ver que elas conseguem executar os exercícios e realmente saem jogando desde o início. Isso parece algo simples, mas é muito legal ver de perto todo mundo sorrindo, fazendo exercício e gastando calorias (precisa, né hehehe).

 
Que demais!! Foto: Torneio de Aruba

Como todo mundo sabe, é muito importante praticar atividades físicas, por todos os benefício à saúde. No beach tennis não poderia ser diferente. Já pensou correr durante uma hora naquela areia pesada? Suas pernas vão ficar torneadas, o abdômen firme e também vai ajudar na musculatura do braço, porque tem que bater na bola sem parar. Além de ser um ótimo exercício cardiovascular, também é muito explosivo. Você vai ficar com um corpo de dar inveja...

 
As brasileiras Joana Cortez e Samantha Barijan - dupla número 1 do mundo

Mas, a parte social também é muito importante. Percebo que as pessoas ficam realmente ligadas pelo esporte e felizes por praticarem uma atividade tão divertida. Grandes grupos de praticantes se formam nesta modalidade, eles combinam treinos, viagens para os torneios (que geralmente são para belas praias como Porto Seguro e Aruba), enfim, formam uma verdadeira família. 
Galera super animada esperando o jogo no torneio de Mogi
Vejo nos jogadores de beach tennis uma alegria que faz tempo que não vejo em outras modalidades. Como é mais fácil que o tênis, acho que isso acaba influenciando alguns praticantes, que acabam aderindo mais rápido ao beach tennis.Tenho que reconhecer, eu adoro o tênis e ainda jogo bastante, mas o beach tennis anda me surpreendendo a cada dia...

 
Ao lado de Marcela Evangelista (que sabe tudo de beach tennis), com o diploma do seu curso para professores!
 
Venha jogar e se divertir você também no beach tennis!!
 
Pessoal animado no torneio do Guarujá deste ano!!


domingo, 3 de agosto de 2014

Duas semanas na Academia Sánchez-Casal


Renata Dias e Daniel Sorribas

 Fique por dentro de tudo que aconteceu durante os treinamentos dos campeões do Circuito de Tênis Escolar Universitário em Barcelona


Durante os dias 13 a 26 de julho acompanhei um grupo de 40 tenistas brasileiros na Academia Sánchez-Casal em Barcelona. Eles foram os campeões do Circuito de Tênis Escolar Universitário, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Os jogadores eram representantes de cinco estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia, e venceram as etapas locais da mais famosa competição entre estudantes no território nacional.

Pessoal recebendo os diplomas de treinamento!
 
E eu era uma das coordenadoras dos atletas, que estavam divididos nas categorias juvenis de 12, 14 e 18 anos, além dos universitários, que ganharam como prêmio duas semanas de treinamento nesta prestigiosa academia espanhola, que já teve estrelas como Andy Murray e Svetlana Kuznetsova, juntamente com curso de idiomas. Ao meu lado trabalharam também na coordenação outros três apaixonados pelo tênis Lia Benthien, Wayne Pandolfi e Thiago Schioppa.

Muitas compras nesse dia!

Com 27 quadras de tênis, a academia Sánchez-Casal foi fundada em 1998 pelos espanhóis Emílio Sánchez e Sérgio Casal, que juntos conquistaram medalha de prata na Olimpíada de Seul e o título de duplas em Roland Garros (1990) e no US Open (1988). 

Emílio Sánchez e Sérgio Casal

Esta foi a segunda vez que acompanhei os alunos-atletas do Circuito de Tênis Escolar Universitário, já que tinha feito o mesmo trabalho em 2013. Mas, este ano, fiquei mais atenta no esquema de treinamento da academia e também no curso para professores que fiz lá, ministrado pelo renomado treinador argentino, Daniel Sorribas, que já treinou feras como Guillermo Cañas, ex-número 8 do mundo e há dez anos forma novos professores em Barcelona.

 
O ex-jogador profissional Gustavo Andrade fazia parte do grupo

O sistema de treino da academia é simples, mas muito detalhista. Eles fazem seus jogadores repetirem exercícios conhecidos em vários lugares do mundo, mas priorizam a qualidade e o volume de treinamento. Outra coisa importante, ex-jogadores que tiveram grandes resultados no circuito profissional estão na quadra dando treino diariamente. É muito comum ver treinadores mais velhos em quadra, muito experientes e que já tiveram jogadores top nas mãos. 

Guilherme Bier, campeão da categoria 12 anos (RS)

E eles treinam a todos como se fossem os melhores do mundo. Isso pude perceber na pele já que fazia parte do curso treinar na academia. Então das 8h00 às 10h00 tinha o curso, depois, das 11h30 às 12h30 fazia preparo físico e das 16h00 às 18h00, treino em quadra. Esse era o meu dia a dia lá, porém os tenistas campeões do Escolar Universitário treinavam muito mais, cerca de quatro horas de quadra por dia e mais de duas de preparo físico. Era duro, mas tenho certeza que valeu a pena.

Ruth Souza e Ianka Senna

E os treinadores da academia foram super atenciosos com a gente. Eu não estou mais no circuito há alguns anos, jogo tênis duas vezes por semana e participo de torneios só de vez em quando. Mesmo assim, eles me deram a maior atenção e também a todos os brasileiros, fazendo questão que melhorássemos nosso tênis em duas semanas.

Pessoal no refeitório da academia

Acho que os tenistas do Circuito Escolar Universitário, no geral, aproveitaram a oportunidade e se esforçaram nos treinos, que aconteciam de manhã e a tarde, mas para alguns deles, acredito que poderia ter sido melhor. Deveriam ter aproveitado mais a chance de estar treinando lá, mais focados. E também foi uma oportunidade para que eles se virassem um pouco sozinhos, sem a presença dos pais. Espero que eles tenham refletido sobre isso e numa próxima vez aproveitem mais esta chance. Acho que a gente tem que estar sempre evoluindo e é bom desde pequenos entenderem sobre seus deveres e também quando é a hora de relaxar e curtir. E teve espaço pra isso.

No canal olímpico foi a maior diversão


Tivemos quatro passeios oficiais com a academia, fomos no Canal Olímpico, onde todos puderam fazer atividades aquáticas (como remo, entre outras) e fizemos compras no shopping. Além disso, nos divertimos muito no parque aquático (Water World) e passamos uma tarde na praia. Também, no último dia, levamos o pessoal para passear no centro de Barcelona e conhecerem um pouco mais da cidade.

Passeio no centro de Barcelona!

Nem preciso dizer que adorei a oportunidade, aproveitei muito, o curso, os treinos, os passeios, enfim foi uma ótima experiência, além de ter aprendido um pouco mais com todos que estavam presentes, principalmente com as meninas e meninos do Brasil. Espero que eles tenham gostado também! 

Olha só quem estava batendo uma bola por lá, Garbine Muguruza!

Quero aproveitar para agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo nessas duas semanas e também ao Instituto Sports pela oportunidade.

Eu e a querida amiga Lia Benthien treinamos bastante!

E espero que eu esteja lá novamente no próximo ano!