terça-feira, 28 de janeiro de 2014

As novas aventuras de Renata no Beach Tennis II

M. Ferreira e T. Santos em ação contra A. Calbucci e L. Cramarossa/ Crédito: Mariana Nardelli

Meu primeiro torneio G1 de beach tennis em Santos, jogando perto dos melhores do mundo!!


Entre os dias 24 a 26 de janeiro disputei o torneio G1 de beach tennis na cidade de Santos, no litoral paulista. Esse tipo de torneio é muito interessante, pois os melhores jogadores do mundo participam, já que é uma das competições que mais vale pontos para o ranking mundial.

Na maioria dos torneios de beach tennis, as categorias profissionais masculina e feminina são disputadas num mesmo evento das categorias dos amadores (A,B e C e por idades), então dá para ficar bem perto dos melhores e aprender um pouco mais sobre esse novo esporte. Para este torneio de Santos vieram jogadores de diversas partes do mundo, da França, Alemanha, Venezuela e principalmente da Itália, local onde o beach tennis já existe há mais de 30 anos.

Já pensou um gatinho desse de parceiro? M. Bighnaier e L. Cramarossa/ Crédito: Mariana Nardelli


Inclusive o italiano Alessandro Calbucci lidera o ranking mundial seguido por seu conterrâneo Marco Garavini e pelo brasileiro Vinícius Font. Calbucci estava disputando o torneio de Santos, mas foi eliminado na semifinal ao lado de seu parceiro Luca Cramarossa, 10º do mundo. Os italianos perderam para Marcus Ferreira e Thales Santos, que fizeram incrível campanha no evento.

L.Cramarossa e A. Calbucci/ Crédito: Mariana Nardelli


Marcus e Thales, ambos na 12º colocação da ITF, venceram a final da categoria Pro, derrotando o brasileiro Vini Font, 3º da ITF, e o italiano Alex Mingozzi, 7º do mundo.

No feminino, o título da categorial profissional ficou com as cariocas Joana Cortez e Lorena Melo, que bateram na final as francesas MagSea Prod e Elodie Vadel.

J. Cortez e L. Melo/ M. Prod e E. Vadel


Apesar do beach tennis existir no Brasil apenas desde 2008, o país já possui as melhores da modalidade no feminino. Samantha Barijan e Cortez dividem o primeiro lugar no ranking mundial. As brasileiras fizeram história em setembro de 2013, pois foram as primeiras jogadoras que não possuem nacionalidade italiana a liderar o ranking mundial. A italiana Eva D’Elia, ocupa a terceira colocação do ranking da ITF.

Joana Cortez número 1 do mundo


Joana foi jogadora profissional de tênis, sendo que no ano de 2001, atingiu seus melhores rankings em simples 204° da WTA e em duplas 115°do mundo, com duas medalhas de ouro em duplas em Jogos Pan-americanos. Em 2013, venceu o Oscar de beach tennis como mehor jogadora do mundo, junto com a italiana Flaminia Daina. Além disso, ainda no ano passado, foi eleita pela quarta vez consecutiva a melhor jogadora estrangeira, depois de vencer em 2010, 2011 e 2012! Dá-lhe Joana! 

O pessoal do Espéria ganha sempre muitos troféus!! 


O torneio G1 de Santos foi extremamente animado e divertido e terminou no domingo da melhor forma possível para a cidade, que comemorou o aniversário de 468 anos, com dois santistas campeões.

Thales Santos e Marcus Ferreira


Lembrando que o jogo é disputado em uma quadra de areia – com área de 16×5m para simples e 16×8m para dupla – e uma rede de 1,70 m de altura, sendo que a bola utilizada é a laranja, que tem 50% da velocidade da tradicional usada no tênis.

Olha a garra do Raffael Agulha! Crédito: Mariana Nardelli

Eu joguei a categoria B, estou melhorando aos poucos, mas ainda tenho muito para evoluir... Também preciso comprar um outro estilo de bota para jogar na areia, porque a que eu usei de neoprene, sem solado de borracha resistente, me deixou com bolhas nos pés por causa do sol forte... Ai...

Eu e minha parceira Elisabete Bertolini


O beach tennis está crescendo muito rápido pelo mundo. Normalmente os torneios G1 distribuem 10 mil dólares em prêmios para a categoria profissional, mas em dezembro de 2013, pela primeira vez, houve um torneio na Tailândia que distribuiu 22.500 dólares em prêmios. Neste torneio aconteceu uma exibição de beach tennis com a participação das estrelas do tênis Serena Williams e Victoria Azarenka.


                                       


O norte-americano Mark Bonfigli, 25º da ITF, que conheci em Santos, jogou beach tennis com Serena na Tailândia, olha aí a foto...

M. Bonfigli, S. Williams e N. Strano 



E você, conta pra gente o que você está achando dessa nova modalidade, o beach tennis...

Nenhum comentário: