terça-feira, 27 de agosto de 2013

Para fazer Yoga não precisa ser contorcionista nem Guru!!

Yoga, a prática milenar de origem indiana em busca de equilíbrio nessa vida maluca...


Ainda estamos no começo da semana e com certeza está todo mundo na correria, sem tempo a perder. Trânsito, stress, trabalho, pessoas reclamando, pedindo coisas para “ontem”, problemas pessoais, familiares, enfim. Todos nós vivemos um pouco de tudo isso, quase todos os dias. Aí, chega uma hora em que você pensa sobre a vida, tenta entender as pessoas e quer cuidar um pouco mais de você. O que fazer?

Vou falar aqui de uma coisa legal que comecei a fazer faz um mês, que pode ser uma idéia para a gente se equilibrar nessa vida maluca. Comecei a fazer Yoga. Eu vou confessar que achava que era algo chato e para quem é contorcionista (hahaha)... Mas, depois que comecei nas aulas de Yoga, percebi que elas vão além dos exercícios físicos tradicionais e nos trazem também benefícios mentais e espirituais.



Yoga é uma prática ancestral de origem indiana que visa objetivos diversos, tais como autoconhecimento, equilíbrio entre corpo e mente, saúde física e espiritual por meio de exercícios físicos, posturas, controle da respiração, entoação de mantras e técnicas de meditação.

Nas aulas praticamos o Kundalini Yoga, que trabalha com exercícios para o corpo junto com os mantras, meditações e sequências de repetições de movimentos. Os mantras são palavras sagradas que repetimos sempre no começo da aula e no final da aula. No começo parece um pouco engraçado, porque falamos coisas parecidas com “ong namo gurudev namo”. 

Isso me faz lembrar de uma festa indiana que fui de uma tia minha, muito engraçada em que todos estavam vestidos a caráter, com música indiana, mas não tinha comida. E a comida que tinha era muito ruim mesmo. Quem me conhece sabe que eu não rejeito nada. Então, para eu estar falando, é que não tava bom mesmo... Em certo momento da festa uma das pessoas disse "está na hora do parabéns". E meu primo respondeu: "mas, eu nem almocei ainda"... Eu não parava de rir... E agora, eu canto os mantras na aula de Yoga. Bom, bem feito pra mim, que fiquei zuando a minha tia...


Nas aulas, o que impressiona é a agilidade e postura da professora.Uma coisa que normalmente acontece no começo, para quem é iniciante, é a dificuldade em manter a postura com as pernas cruzadas o tempo todo e a coluna ereta, pode ser desconfortável e o pé começa a formigar (comigo acontece). Então, uma dica dada pela professora e trazer um tapetinho ou uma toalha dobrada para sentar em cima. Mas, mesmo assim o pé pode formigar...

A prática de Kundalini Yoga permite o despertar e a circulação do potencial de energia Kundalini, restaurando e equilibrando todos os sistemas do organismo e promovendo um estado de consciência elevada no seu praticante.

As técnicas e ensinamentos do Yoga foram mantidos vivos de geração em geração através do Guru aos seus discípulos e atualmente vem sido largamente difundido por muitas pessoas em vários países.

E você, já fez Yoga? Está pensando em fazer? Conta pra gente... Só não vale rir na hora dos mantras...



Nenhum comentário: